Projeto possibilita inclusão digital para crianças do Semiárido

Posted on sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 by professoa persistente

O programa de inclusão digital levará crianças de comunidades rurais a criar sites para internet por meio de uma linguagem simples.

Trata-se do projeto Conteúdos Audiovisuais e Portais de Aprendizado para Inclusão Digital e Social em Comunidades do Semiárido Paraibano, desenvolvido por meio de parceria firmada entre o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCT) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCT), de Campinas (SP).

A execução do projeto envolverá, inicialmente, a realização de cursos de formação para jovens de populações carentes das cidades de Picuí, localizada no Seridó, e Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão do Estado, seguida de orientação desses estudantes no desenvolvimento de protótipos de portais de aprendizado, onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos.

Cabe ao Insa promover cursos sobre técnicas agrícolas voltadas à produção de pinhão-manso, cujas sementes servem para obtenção do biodiesel. A ação integrada ao projeto já é desenvolvida pelo Instituto, possibilitando a geração de emprego e renda na agricultura familiar da região.

Todas estas atividades serão filmadas pelos próprios alunos, para posterior elaboração de mini-projetos audiovisuais dentro de seu contexto social. Além de promover a inclusão digital, a expectativa é de que essa tecnologia sirva para conectar essas comunidades com os outros elos da cadeia produtiva do biodiesel, possibilitando ganhos sociais mais efetivos.

O cronograma previsto para o desenvolvimento das atividades do projeto é de dois anos.

Fonte: http://www.mct.gov.br/

0 Responses to "Projeto possibilita inclusão digital para crianças do Semiárido":